sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Vou tomar uma aspirina!

Amor a primeira vista
 
É muito comum, no meu cotidiano, você me ver proferir a frase que intitula este post, pois qualquer dorzinha de cabeça ou moleza no corpo me levam a procurar por aspirina. Desde que me entendo por gente (com 5 ou 6 anos de idade), minha mãe me levava à Farmácia do seu Luiz Enfermeiro ou do seu Gonzaga Biluca, onde adquiríamos este comprimido que me conquistou. Além da eficácia, que eu não ligava muito, pois nem gostava do gosto, o design do comprimido com o nome Bayer cruzado, a cor verde e branca da embalagem, Ah!, era a menina dos meus olhos. Conheça um pouco, sobre o que é, e do que é capaz a aspirina:
 A aspirina


É o nome comercial do ácido acetilsalicílico (experimente falar isso rápido), um derivado do ácido salicílico. A substância existe em uma flor muito usada em buquê de noivas, as do gênero Spiraea, e é comum em toda a Europa. Hipócrates, em 4 a.C., já tinha notado que ela diminuía a dor. Mas foi só em 1899 que o químico alemão Felix Hoffmann conseguiu uma fórmula estável do ácido.

Hoffmann estava tentando achar algo que aliviasse o reumatismo de seu pai quando trombou com o ácido. Ele trabalhava com materiais de despejo em uma fábrica de corantes chamada Bayer. Sim, a Bayer só virou farmacêutica depois de registrar a patente da aspirina em 1900. Depois disso, resolveu investir em remédios (e lançou até a heroína, tirada do mercado em 1913).

A aspirina inibe a ação das prostaglandinas, uma substância que age como um hormônio, que ajuda na coagulação sanguínea (Por isso, a aspirina é proibida em caso de dengue hemorrágica: ela inibe a coagulação.). As prostaglandinas também são responsáveis por irritar os nervos e por enviar o sinal de dor ao cérebro.

A cura...

Um estudo de 2010, da Universidade de Oxford, descobriu que 1 dose diária de 75 mg (é pouco: 1 comprimido tem 500 mg) diminui o risco de morrer de câncer - qualquer um - em 20%! Outro uso clássico da aspirina é para proteger o coração de doenças, já que ela também impede a formação de coágulos. Mas...

...E a morte

...Antes de começar a tomar, é bom saber que há estudos mais recentes que contestam o uso diário, já que a aspirina pode causar sangramentos. Estima-se que o uso indiscriminado de aspirina - e de outros anti-inflamatórios não esteroides - mate quase 8 mil pessoas por ano só nos EUA e no Canadá.



Ainda assim, a aspirina não é necessariamente o analgésico mais usado. Em 2007, analgésicos como Advil, Tylenol e Aleve estavam entre os cinco principais analgésicos vendidos; a aspirina não. Segundo médicos, quando a pessoa está sofrendo muito, precisa de um analgésico mais forte. Na maioria dos casos, uma aspirina infantil por dia não faz ninguém se sentir melhor ou pior.


E, além de seus benefícios, é bom manter as desvantagens da aspirina em mente. Como analgésico, os efeitos da aspirina são potentes, mas de curta duração. A forma com que ela inibe as enzimas no estômago pode causar úlceras, que podem ser especialmente prejudiciais em combinação com a diminuição da coagulação.


Nenhum paciente deve apenas tomá-la, sem consultar um médico. Alguns suplementos, tais como óleo de peixe e alho, podem causar problemas de sangramento em combinação com aspirina. A aspirina não é aprovada para crianças menores de 2 anos, e deve ser usada com precaução em pessoas muito jovens por causa de uma possível ligação com a síndrome de Reye.

Música e Filmes


Um músico maranhense faz menção à aspirina em sua música Meu amor, minha flor menina. Mas acredite, o comprimido é mais conhecido do que todas as músicas do dito cantor.
Ao assistir Duro de Matar 3 - A Vingança, logo no comecinho do filme, Bruce Willis na pele do policial John McClane, recebe um frasco de aspirina, porque está com forte dores de cabeça devido ao consumo de álcool. Aposto que você nunca prestou atenção neste detalhe.

O filme Cinema, aspirinas e urubus (que recomendo a todos, pois muito é bom), conta a história de dois homens que se encontram no sertão nordestino em 1942: um alemão fugido da guerra e um nordestino que quer escapar da seca. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que jamais haviam conhecido o cinema, para vender o remédio. Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, mas que marcará suas vidas para sempre (Veja o trailer).


Dizem as más línguas que a causa mortis do ator e instrutor de artes maciais chinês Bruce Lee, teria se dado pela ingestão de um composto que incluía na fórmula aspirina e um relaxante muscular denominado Equagesic, mas há controvérsias.




De qualquer forma, é provável que a aspirina tenha ainda mais benefícios que não foram descobertos ainda.

 
É isso aí, galera!
Caso estejam gostando dos assuntos postados aqui, divulguem o blog, contem para seus amigos e não deixem de fazer uma visitinha. Toda semana tem assunto novo.
Abraço!!!

Nenhum comentário:

LEI – EEEP FRANCISCA MAURA MARTINS*

Os Laboratórios de Línguas e Informática da EEEP Francisca Maura Martins são duas salas de aula devidamente equipadas com recursos que ...