"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6)
Há algum tempo, quando tentei explicar para um pai que ele deveria tomar mais conta de seu filho, a resposta imediata dele foi que eu não poderia opinar pois ainda não tinha filhos.
Bom, talvez agora eu possa, posto que o meu está chegando...
O que tenho observado sobre "filhos" é que sempre precisarão de nós, não importa a idade que alcancem. Seremos referências boas ou más. Aqueles a quem imitarão ou não durante sua vida.
As crianças, muitas vezes, se perdem no caminho porque estão sozinhas, o que se deve, muito provavelmente, a fatores relacionados a desestrutura familiar ou a falta de uma educação para ser pai. Devia existir um curso que ensinasse o que era ser pai.
A maioria dos ensinamentos que deveria ser responsabilidade dos pais são adquiridos pelos infantes na escola, no grupo de amigos, na igreja, ou pior, em outros ambientes inadequados para instruir nossos pequenos.
Isso ocorre porque os pais tem se negado fazer este percurso tão necessário ao desenvolvimento da criança, que muitas vezes fica apenas em poder da mãe ou do pai, e, às vezes, mais seriamente, em companhia de uma babá ou de um cuidador numa creche, desenvolvendo os costumes daquele que não tem parentesco nenhum com ela, com outros valores, e que, muitas vezes, possui e repassa hábitos totalmente diferentes dos adotados por sua família.
A responsabilidade paterna/materna vai muito além do lar, alimento e vestuário. Envolve um conjunto de instruções que deverão nortear os filhos desde o nascimento até chegarem a uma idade em que poderão tomar suas próprias decisões, andar com seus próprios passos.
É nosso dever estar atentos ao desenvolvimento dos nossos filhos. Ensiná-los tudo o que precisarão saber em sua vida. Quando uma criança vier perguntar sobre qualquer coisa, somos nós que deveremos explicar-lhes o significado.
Se for sobre sexo ou religião, por exemplo, deve-se falar a verdade para ela, pois estas perguntas não surgem por acaso, com certeza, já deve ter ouvido algo a respeito, e sair com uma fábula ou meio termo, gerará uma quebra de confiança e não acreditarão quando formos verdadeiros.
Grande parte das crianças aprende a mentir em casa, porque ouvem os pais mentirem para elas o tempo todo, com argumentos perfidiosos para evitarem uma franca conversa, e quando lhes é cobrada a verdade, usam as mesmas artimanhas que aprenderam com os pais.
Portanto, se queremos que nossos filhos cresçam cidadãos honrados e nos deem orgulho, devemos cuidar da educação deles. Instrução eles terão na escola. O mundo terá outro tipo de ensino, mas é o nosso que deve perdurar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário